Vasco Cordeiro assinala o Dia da Europa com debate online sobre o futuro das regiões pós COVID-19

O Presidente do Governo assinala, este sábado, o Dia da Europa com a participação, enquanto Primeiro Vice-Presidente do Comité das Regiões, num fórum, por videoconferência, que vai debater a resposta da União Europeia à situação provocada pela pandemia de COVID-19 nas regiões europeias.

Este fórum promovido pelo Comité das Regiões, que será divido em três sessões de debate, contará com a participação de Elisa Ferreira, Comissária Europeia da Coesão e Reformas, e da Vice-Presidente da Comissão Europeia, Dubravka Šuica, que tem a seu cargo as pastas da Democracia e da Demografia no executivo liderado por Ursula von der Leyen.

O Dia da Europa comemora-se anualmente a 9 de maio, data que assinala o aniversário da histórica “Declaração Schuman”, considerada a génese do processo de constituição da União Europeia.

Vasco Cordeiro participará nos debates sobre o futuro da Política de Coesão e do Orçamento comunitário para o período 2021-2027, entre as 08h00 e as 09h00 (hora dos Açores), e sobre a Democracia na União Europeia, entre as 10h00 e as 11h00 (hora dos Açores), que serão enquadrados pelas perspetivas de recuperação da crise europeia provocada pela pandemia de COVID-19.

Em fevereiro, o Presidente do Governo foi eleito Primeiro Vice-Presidente do Comité das Regiões, no âmbito de um acordo entre todos os grupos políticos que estipula que Vasco Cordeiro assuma a presidência deste organismo europeu dentro de cerca de dois anos e meio.

Para acompanhar os trabalhos deste fórum neste link https://cor.europa.eu/EuropeDay2020.go.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *