Rui Bettencourt destaca movimento alargado de apoio à Politica de Coesão e às RUP

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas destacou hoje, em Saint-Martin, o movimento cada vez mais alargado a que se assiste, de apoio à Política de Coesão e de apoio às Regiões Ultraperiféricas.

Rui Bettencourt, que falava na Sessão de Parceria da 24.ª Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, considerou que se trata de “algo inédito” na história das RUP.

“Neste passo da história, é muitíssimo importante que compreendam que nós temos que financiar o nosso desenvolvimento e que o nosso desenvolvimento faz parte da coesão da União Europeia no seu todo”, afirmou o governante, sublinhando que esta coesão fundamental deve passar pelas Regiões Ultraperiféricas porque são “uma mais valia gigantesca para a União Europeia”.

O titular da pasta das Relações Externas frisou as potencialidades das RUP, “que representam uma enorme mais valia em termos de projeção mundial, em termos de dimensão oceânica e em termos também de posição geoestratégica e geoeconómica”.

Na sua intervenção, o Secretário Regional salientou, uma vez mais, o facto de as nove Regiões Ultraperiféricas estarem “muito mobilizadas, muito unidas e muito ativas”.

“Nós estamos aqui prontos, preparados e com a ambição de fazer parte da história da UE com esta dimensão mundial e oceânica que nós podemos trazer”, disse Rui Bettencourt, frisando que têm consciência daquilo que têm que fazer.

“É necessário que se compreenda, noutros fóruns que não aqui, que nós aqui estamos todos implicados, é necessário que se compreenda que nós estamos preparados, nós estamos com desejo de fazer parte da UE e de fazer parte da construção da Europa nessa sua nova fase da história”, disse ainda o governante, salientando a necessidade de haver uma maior compreensão daquilo que as RUP representam.

A sessão de parceria, para além das intervenções dos presidentes e representantes dos presidentes das nove Regiões Ultraperiféricas, contou ainda com uma intervenção por vídeo da Comissária Elisa Ferreira e de representantes da Comissão e do Parlamento Europeu e dos três Estados Membros das RUP – França, Espanha e Portugal, contando com a presença da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.

No final da conferência, a Coletividade Ultramarina de Saint Martin passa a presidência da CPRUP a Maiote, departamento ultramarino francês que se tornou RUP em 2014 e que presidirá à CPRUP pela primeira vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *