O Presidente do Governo participa quinta-feira, em Bruxelas, numa reunião com a Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, no âmbito da iniciativa “Aliança para a Coesão”, que os Açores subscreveram em janeiro de 2018.

Vasco Cordeiro participa neste encontro, que se realizará no Comité das Regiões, enquanto Presidente da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), organização de cooperação inter-regional que integra cerca de 160 regiões de 25 países europeus, agregando cerca de 200 milhões de cidadãos europeus.

Esta reunião com a Comissária Elisa Ferreira tem lugar num momento de grande importância para as regiões, tendo em conta que se aproxima a fase de decisão sobre os próximos fundos comunitários e a definição do enquadramento das políticas europeias para o período 2021-2027.

Em janeiro de 2018, o Presidente do Governo assinou a Declaração ‘#CohesionAlliance’, iniciativa promovida pelo Comité das Regiões, formalizando a adesão dos Açores a uma coligação de regiões e entidades europeias que reivindicam a existência de uma Política de Coesão forte e eficaz no orçamento comunitário no período após 2020.

Entre outros pontos, esta Declaração defende que a Política de Coesão deve constituir o principal instrumento de investimento a longo prazo para as regiões da Europa, apoiando o crescimento e o emprego a nível local e regional e promovendo a adoção de soluções inovadoras para questões como as alterações climáticas, a transição energética e a inclusão social.

Vasco Cordeiro assumiu pela primeira vez, na Suécia, em setembro de 2014, a presidência da CRPM, tendo sido reeleito, por unanimidade, nas Assembleias-Gerais deste organismo que decorreram em Ponta Delgada, em 2016, e no Funchal, em 2018.

PUB