Governo dos Açores promove sessões de divulgação do programa ‘Europa para os cidadãos’

Governo dos Açores promove sessões de divulgação do programa ‘Europa para os cidadãos’

1 de Dezembro, 2019 0 Por Açores 9 Europa

O Governo dos Açores promove, entre 29 e 31 de outubro, a realização de sessões de divulgação do programa Europa para os Cidadãos, que terão lugar nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial.

A primeira sessão, no dia 29 pelas 10 horas, decorre no auditório norte do Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores e conta com a presença do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt.

No dia seguinte, será a ilha Terceira a acolher a iniciativa, no anfiteatro do Palácio dos Capitães Generais em Angra do Heroísmo, pelas 10 horas, com a presença do Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias.

Já no dia 31 é a vez do Faial receber a terceira e última sessão, que decorre no anfiteatro da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, pelas 15H30, com a presença do Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Filipe Porteiro.

As sessões, de acesso livre, são promovidas pelo Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas em conjunto com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD).

O Programa ‘Europa para os Cidadãos’ é uma iniciativa da Comissão Europeia, através da Direção-Geral da Migração e dos Assuntos Internos, que pretende levar os 500 milhões de habitantes da União Europeia a desempenharem um papel mais ativo no desenvolvimento da mesma. Para o efeito são disponibilizados apoios para a realização de projetos e atividades no sentido de aproximar os cidadãos à UE, sensibilizando os mesmo para as temáticas relacionas com história e diversidade da UE, a cidadania europeia, a participação cívica e democrática ao nível da UE.

Contribuir para que os cidadãos compreendam a União, a sua história e a sua diversidade, bem como fomentar a cidadania europeia e melhorar as condições da participação cívica e democrática ao nível da União, são os objetivos gerais deste programa.

Os candidatos e parceiros do programa ‘Europa para os cidadãos’ podem ser organismos públicos ou organizações sem fins lucrativos, dotados de personalidade jurídica, que devem estar estabelecidos num dos países que participa no Programa.